FTKDMS

De origem Coreana, o Taekwondo, paixão e símbolo nacional, está para a Coréia como o futebol está para o Brasil. A Arte Marcial acompanha a história do país desde a antiguidade, quando se promoviam combates em homenagem aos Deuses.

Segundo vários pesquisadores acredita-se que nas ruínas construídas no ano de 209 durante a dinastia do décimo rei Sang Sang, encontraram gravuras que registraram cenas da prática do Soobak (ancestral do Taekwondo) nos túmulos dos mortos da época. Por motivo de constantes invasões sofridas pelo reino de Silla pelos outros dois reinos : Koguryo, Baek je, que eram maiores, fizeram com que o reino de Silla procurasse se aprimorar, através dos aristocratas e militares de seu reino, e formaram uma tropa para se defender dos invasores. Estes jovens, com o objetivo de tornarem-se senhores da guerra e tendo a pátria como mãe seriam treinados sob uma rígida disciplina militarista. Assim ficaram conhecidos como Hwarang (Irmão Maior).

Kim (2000) explicando a palavra “Dô”, (praticamente todas as lutas marciais levam a palavra “Dô”): Taekwondo, Judô, Karate-dô, Kendô, Hapkidô, Bushidô, Aikidô, Sipalkidô, esta palavra com apenas duas letras têm um significado filosófico profundo e de extrema necessidade em todas as épocas da humanidade, pois, significa o caminho.

A palavra Taekwondo significa literalmente "O caminho dos pés e das mãos" que busca, através de seus movimentos, a paz interior como o "verdadeiro caminho" para o discípulo desta Arte Marcial.

A prática frequente do Taekwondo leva a pessoa a se conhecer melhor, a descobrir o verdadeiro sentido da vida, a encontrar a amizade, a harmonia, o respeito e principalmente a disciplina.

O Taekwondo é uma arte marcial coreana de defesa pessoal e um moderno esporte de luta praticado em mais de 220 países de todo o mundo e seus praticantes somam mais de 50 milhões tornando-o a arte marcial mais popular. Goulart (2005,p.12).

O Taekwondo nasceu oficialmente naquele ano na cidade de Surabul com o nome de TaeKyon que significa "chute pulando". Os Princípios condutores deste sistema educativo eram baseado nos cinco código de honra: Obediência ao rei, respeito aos pais, lealdade com os amigos, nunca recuar ante o inimigo e matar somente quando não houvesse alternativa. Goulart (2005,p.10)

O nome foi escolhido por dois motivos: expressava bem a essência da arte e lembrava o antigo Taekion . Era muito adequado, nesse sentido, porque reanimava o senso de patriotismo coreano ao valorizar a tradição. (Campos & Goulart, 2006, p.15).

O Taekwondo vai chegar no Brasil em 1970. Em 1971 temos a vinda de três mestres com a função de promover o treinamento na delegacia de ordem social e política (DOPS), com a função de ensinar o taekwondo para a polícia secreta que se qualificava para combater o terrorismo. Finalizando o treinamento em 1971, os mestres, sem terem função especifica começaram a abrir academias para difundir a arte marcial pelo Estado de São Paulo.

Segundo Kim (1995,p.18) afirma como foi a vinda dos coreanos para o Brasil: Logo após a chegada do pioneiro mestre Sang Min Cho, e a fundação da academia Liberdade, chegaram outros mestres das elites coreanas para difundir e ensinar Taekwondo para o povo brasileiro. Em 28 de Maio de 1973, uma nova organização mundial foi formada, a World TaeKwondo Federation (WTF). Desde então, a WTF tem regulamentado o Taekwondo em âmbito internacional.

O grão- mestre Sang Min Cho fundou em 08 de Agosto de 1970, a primeira academia para a prática do Taekwondo no Brasil, a atual academia Liberdade, que fica na cidade de São Paulo capital, localizado no bairro da liberdade. Kim (1995,p.18).

Em 1977 chegada do Mestre Amadeu Dias Moura que introduziu a modalidade em Mato Grosso do Sul., na cidade de Corumbá em 1977.

Na década de 80 temos a chegada do Taekwondo na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com o Mestre Roberto Elias da Silva, discípulo do mestre Amadeu Dias de Moura, afirma que o pioneiro do Taekwondo na capital do Estado de Mato Grosso do Sul foi o mestre Roberto e logo depois o mestre Adilson V. Herradon , vindo do Estado do Parana.

O Taekwondo é uma arte marcial coreana de defesa pessoal e um moderno esporte de luta praticado em mais de 220 países de todo o mundo e seus praticantes somam mais de 50 milhões tornando-o a arte marcial mais popular.